Wednesday 12 January 2011

Comecando as papinhas - Baby Led Weaning

Meu filho menor, Goura , tem quase seis meses, normalmente eh a epoca de comecar a dar papinhas. Nessa gravidez e sendo o segundo filho, eu estou pesquisando muito mais sobre cada fase do Goura, e estou fazendo as coisas de um jeito bem mais relaxado e natural, ao meu ver.

Estive pesquisando , perguntando e fazendo os Googles da vida sobre BLW, que eh um metodo de introduzir solidos para bebes um pouco diferente do convencional.
Nesse metodo, em vez de fazer papinhas amassadas ou sopinhas, a gente vai introduzindo pouco a pouco frutas, verduras cozidas etc em pedacos do tamanho que o bebe consiga pegar, tamanho de finger food. A teoria eh que o bebe vai aprender a comer sozinho, pois se coloca a mostra as comidas e ele pega e come o que quiser, e assim normalmente a crianca vai aprender a mastigar e engolir mais rapido, conhecer e aceitar novos sabores,  comer de tudo e convenhamos que eles se alimentarem faz da nossa vida muito mais facil!
Enfim, achei que isso tudo fazia muito sentido e com minhas duvidas decidi experimentar.

A primeira vez que fiz, Goura ficou meio irritado porque nao conseguia comer tudo de uma vez (eh um gordinho mesmo haha), dei maca ralada ele comeu. Pensei se fazer ou nao, ainda estava na duvida, entao minha cunhada me fez uma visita fim de semana passada, com sua bebe linda de 7 meses e meio Puja, que esta sendo alimentada desse jeito. Eles colocoram os dois no Bumbo seat( assunto pra outro post!) um ao lado do outro, e o Goura atacou a comida dela. Ele fez uma bagunca terrivel, quase nada foi pra boca , mas no livro de BLW diz que eh assim mesmo.  Porque a Puja, comecou ha mais ou menos 1 mes e meio, faz um pouco de bagunca, que eh normal, soh que ela ja esta comendo de tudo. E fora que eles amam esse tipo de bagunca  refeicao!



Olha como ela come, , o Goura ainda tem que praticar bastante!

Achei um blog em portugues onde se explica mais detalhadamente sobre BLW, parte 1 e parte 2.

2 comments:

Unknown said...

Olá, obrigada pela visita...estou por aqui lendo seu blog tb ;)
A introdução de alimentos aconteceu bem cedo por aqui, pois a Alice só mamou no peito até 2 meses e meio, então com 3 meses e 10 dias começou comer frutas e suco de laranja, ela desde a primeira adorou, e come direitinho, nem tem dentes mas faz o movimento de mastigar com a boca, agora vamos começar dar legumes, gostei do seu post, não conhecia BLW, mas já tinha a idéia de oferecer alimentos para o bebê comer sozinho e experimentar muito ;)
bjs

satya said...

Que bom que ela se adaptou logo a comer.
Eu acho BLW super divertido, e eles aprendem mesmo, o Goura ja esta bem mais civilizado comendo, rs.E as caretas sao as melhores com novos sabores.
Bj