Friday 24 June 2011

Tem muita gente certa por ai!

Lendo os blogs sobre filhos, sempre me deparo com posts sobre a coisa certa a fazer com seu filho. Nao tenho nada contra a opiniao dos outros, mas algo que estou cansando, eh ler que de outro jeito eh errado e do meu jeito nao.
Eu nao sou a mae perfeitinha, alias estou longe de ser uma. Mas acredito que as maes sabem o que eh melhor pro filho delas, e com os filhos dos outros sempre sera diferente, afinal cada mae eh diferente e cada filho eh unico. Acho super valido cada um expor suas ideias e o que deu certo ou nao, soh nao consigo concordar que soh existe um jeito certo. Acho que se o seu jeito eh totalmente diferente de todo mundo, mas da certo com seu filho e voce, continua em frente e seja feliz! Obviamente que eu soh discordaria de algum metodo se a crianca estivesse sendo prejudicada.

Existem muitos livros e teorias sobre como criar filhos e os diferentes metodos de cuidar do seu bebe. Eu li muitos, tiro algo daqui e dali, e principalmente sigo meu instinto. Os livros, na sua maioria sao escritos por medicos, as vezes ateh por maes, e eles tem que mesmo defender a sua teoria afinal livros tem que ser convincentes senao quem vai segui-los?, mas na pratica tudo muda, o que eh certo pra uns eh totalmente o oposto pra outros. Acho os livros super importantes, pois ha maes e pais que precisam deles, precisam seguir suas instrucoes, alem de ser quase sempre uma otima leitura. So nao acredito que exista um livro pra todas as maes!

O Goura dormiu na minha cama ateh mais ou menos os 6 meses, por motivos de necessidade. Ele mamava muito a noite, e alem disso as muitas vezes que tentei colocar ele pra dormir no berco dele, ele comecava a berrar e nao parava ateh eu pega-lo. No meu caso foi uma questao de necessidade, mas para muitos eh escolha mesmo, e nao vejo problema nenhum nisso. Obviamente que dormir com o bebe involve seus riscos, nao eh apropriado se voce eh fumantte, se bebeu alcool, se o sono eh muito pesado etc. Por isso tem que estar sempre bem informado pra nao prejudicar o seu bebe. Nao acho que voce vai malcriar a sua cria se dormir com ela ou nao, e mesmo se isso acontecer, eles sao bebes por tao pouco tempo, alem de que eles nao vao virar pessoas ruins por causa disso!! O Goura agora dorme no berco sem problemas, acorda durante a noite, mas nao tem nada a ver com o fato dele ter dormido na minha cama por varios meses,  mas sim que ele eh muito morto de fome e nao eh um bebe que dorme muito bem. A Lali tambem dormiu comigo, e por mais tempo que o Goura e nunca teve problemas pra dormir sozinha, alem de ter sido um bebe que dormia  a noite toda! Ta ai a prova que cada bebe eh diferente!

Tem as maes que nao amamentam, por opcao ou porque nao conseguem. Ta ai um assunto delicado. Todo mundo sabe que o leite materno eh o melhor pra crianca, e acho que saber disso ja basta. Fica pra cada um a escolha. Eu amamentei os meus 2 filhos, a Lali por 2 anos e o Goura por quase 11 meses. Precisei parar de amamentar o Goura, nao porque meu leite acabou, sempre tive muito leite. Parei porque EU precisava, tudo era muito intenso e eu nao estava conseguindo lidar com a super demanda dele, ou seja foi uma opcao pra mim, pra manter a minha sanidade, pra eu poder continuar cuidando bem do meus filhos, que eh o mais importante.
Tenho uma amiga que nao tinha muito leite, ela tentou amamentar, sentiu a pressao, estava infeliz, e passava tudo isso para o seu bebe. Ateh que alguem disse pra ela " se voce nao amamentar o seu bebe, nao tem problema", isso bastou pra ela se sentir bem quando dava mamadeira pro seu bebe, e continuou tentando amamentar, so que sem pressao. O leite dela secou, e hoje o bebe dela esta com 5 meses, ele nao eh menos feliz que o meu ou outros bebes. Isso foi o melhor pra ela e isso eh o importante. Afinal, se voce nao esta bem, como voce vai cuidar direito das suas crias?!

Tambem tem o caso das vacinas. Eu sei que esse assunto eh polemico e principalmente no Brasil, muita gente vai me apedrejar. rs 
Eu nao recebi vacina quando era pequena, e varias pessoas que conheco tambem nao tomaram vacinas. Sao saudaveis, ou ateh mais saudaveis que outros que tomaram vacinas. 
As vacinas tem o seu ponto bom e ruim. Os medicos nunca falam do lado ruim, mas se voce pesquisar, vai encontrar uma lista do mesmo tamanho dos beneficios. Eu mesma tive uma irma que por conta dos efeitos colaterais da vacina, aos 7 meses morreu. Os medicos a principio nao quiseram admitir, mas foi inevitavel, nao tiveram como esconder. A esposa do meu pai teve mais dois filhos depois dela, e os vacinou, soh nao deu aquela vacina que causou o problema na sua bebe. Ou seja, na minha opiniao, vacina tambem eh escolha. Eu escolhi nao dar, e minha conciencia nao pesa nem um pouco. Mas essa sou eu, que me informei muito sobre pros e contras e decidi nao dar. Fui com os meus instintos e a Lali com quase 7 anos nao teve nenhum problema ateh hoje (nem eu  e nem muita gente que conheco).

Podia ficar aqui escrevendo o dia todo, pois o que nao falta eh assunto desse tipo, mas po post ja ta gigante e to parando por aqui. Soh quis escrever sobre isso, pois cansei de ler o que eh certo e errado e decidi dar a minha opiniao, que quase todo mundo esta certo, soh excluo aqueles que prejudicam os seus pequenos. Nao tem medico, avo, mae, psicologo etc que tenha a teoria certa de como criar nossos pequenos. A escolha eh nossa!



1 comment:

Unknown said...

Olá, Satya, adorei esse post, eu concordo com vc que existem muitas formas diferentes de criar os filhos, mas não necessáriamente erradas, a não ser casos específicos de certo e errado como usar agressão física pra educar uma crinaça, pelo menos ma minha opinião né ;)
Eu estou escrevendo um post sobre meu problema com amamentação e como me senti, aqui no Brasil anda rolando o maior terrorismo com as mães, um horror, eu consegui amamentar a Alice por 2 meses e meio, e ela é forte, feliz, não adoece, mas eu me senti péssima na época...
bjs